terça-feira, 21 de abril de 2009

Tendências 2009

As novidades do verão 2009 *Regina Di Marco


A próxima estação, vem dividida em temas que trazem as formas simples, desconstruídas e reconstruídas, onde os volumes se deslocam, definindo uma nova anatomia do corpo. Formas do passado são relançadas e adaptadas ao presente. Misturas inusitadas vêm transgredir as regras. Uma grande novidade da estação são as formas arredondadas, futuristas e tubulares, com volumes e dobraduras imprevisíveis. Uma grande novidade da estação. O trio da estação é o bege, laranja e pink.

TEMAS:
Tribos e Savanas - franjas, bordados e técnicas artesanais.
Tribos - Nova onda étnica que invade a moda com muita estamparia e efeitos de tingimentos. Ainda os bordados e aplicações inspiradas na cultura artesanal produzida , na India e no Oriente Médio e pelos incas, maias, astecas e tribos indígenas dos EUA.
Savanas- Reflete o colonialismo mas aposta na praticidade das peças tipo uniformes. Bolsos chapados e fechados por lapelas, onde prevalece os tons naturais. Camuflagens, motivos geométricos e primitivos, com influência nos anos 60.





Glamour e Poder – trajes urbanos e sofisticados
Glamour - Formas amplas dos anos 80 com cores vistosas, pantalonas e vestidos esvoaçantes, tipo cigana de luxo. Estamparia decorativa com folhagens e florais gigantes. Transparências bem colocadas.
Poder – Num mundo regido pela força do dinheiro, o discreto e sofisticado estilo masculino-feminino, vestindo as mulheres de smoking, sem perder a feminilidade. Cortes de alfaiataria, ombros e mangas voltam a ser valorizados.cores: preto, branco e cinza contrastam com as coloridas e luminosas

Brechó e Web - força do estilo retrô
Brechó – Formas ingênuas, românticas e sonhadoras, trazendo visual de roupas de boneca, vestidos, saias e blusas com lacinhos, babados e franzidos, estampas liberty lembrando os anos 50 e 60.
Web – Misto de futuro e passado, estamparias alegres e desenhos pop, flerte de arte e cultura street. Estrelas, listras, desenhos pop explorados em estampas corridas ou localizadas. O futuro com um pé no passado, muito estilo, atitude e jovialidade.





Poesia e Nostalgia – babados, rendas, cinturas bem marcadas e estampas florais românticas
Poesia- Olhar voltado para décadas passadas resgata momentos poéticos nos rebuscamentos das roupas dos anos 20 e 30. Sensualidade romântica nas peças de inspiração lingerie. Vestidos drapeados na cintura, busto e quadris, facilitados pelas malhas leves, remetendo às deusas gregas ou as delicadas figuras da Belle Epoque.
Nostalgia - Dos anos 50 vem a característica marcante do pós-guerra, a alegria de viver, que com a suspensão do racionamento de tecidos provoca o retorno das saias rodadas e vestidos inspirados no New Look de Dior. A cintura marcada é destaque, assim como os decotes desnudos, colo, ombros e costas. Estampas alegres, motivos florais, florais japoneses. Cortes e acabamentos perfeitos gerando sofisticação e feminilidade referências para a próxima estação. Detalhes de nervuras, pregas, drapeados, aplicações de flores, camadas de pétalas, pedrarias e bordados rebuscados.

Arte e Design – cores e formas livres, roupas que reinventam o desenho do corpo.
Arte- Depois do pós modernismo, movimento artístico do início dos anos 80, o mundo da moda parece querer se voltar para o mundo das artes através dos desenhos geométricos e figurativos. As roupas querem ser as novas bases e veículos de expressão artística.
Design – Valoriza a estética e a beleza das formas, temática que reinventa as formas do corpo, criando cortes que se opõem e se chocam com as linhas anatômicas naturais, anulando-as através de recursos tecnológicos. Formas arredondadas e futuristas, formas tubulares, volumes, dobraduras imprevisíveis.




Tecidos cores e padronagens
No universo dos tecidos encontro da tecnologia e ecologia. Fibras naturais, misturas com fibras sintéticas garantem praticidade e performance aos tecidos tecnológicos esportivos .
A malha continua, mas abre espaço para uma grande variedade de tecidos planos, sendo que o algodão, seda, linho e viscose aparecem valorizados pelas misturas com náilon.
Misturas de padrões, força dos tecidos leves como malha de algodão flame, moletinho, renda, laise e bordado inglês. Destaque para o mix de tecidos, cetins, crepes, denin.

Cores
O verão 2009 aposta em cores neutras, branco, tons de bege dourado e areia. Preto e off-white ainda dão certo. Tons de safari e utilitários ao lado dos tons náuticos (marinho, vermelho e branco). Laranjas, coral, gerânio e melancia.
Rosas, rosê, rosinha, rosa Barbie, rosa chiclete. Amarelos luminosos ou solares, violáceos, azul índigo, azul royal, cobalto. Os verdes continuam parceiros para rosas e violáceos.

1 comentário:

Julia disse...

Amei seu blog...style não é pra todo mundo não. Parabéns!!